terça-feira, 10 de março de 2009

Resumo Histórico do Município de Taubaté parte 2

Apresentação de slids da cidade de Taubaté

1751 - D. Antônio Rolim de Moura, Io. Conde de Azambuja, de passagem por TAUBATÉ, deixou um breve registro de suas impressões sobre a vila: "Na noite seguinte fiquei na vila de Tambaté, a melhor que vi naquele caminho, bem assentada, com boas mas, largas e compridas, alegres e seus moradores mais civilizados. "

1757 - Fundação, em TAUBATÉ , da Ordem Terceira de São Francisco.

1773 - O povoador Francisco Barreto Leme, morador em TAUBATÉ, fundou o povoado que deu origem à cidade de Campinas (SP).

1789 - Envolvimento de taubateanos na Inconfidência Mineira: o padre Carlos Corrêa de Toledo, e seu irmão, o Sargento-mor Luiz Vaz de Toledo, ambos arrolados nos autos da Devassa, como diretamente implicados no caso.

1795 - Sesquicentenário de elevação de TAUBATÉ à categoria de vila.

1800 - O padre Bento Cortez de Toledo, taubateano, participou da fundação de um povoado que deu origem à cidade de Caçapava do Sul (RS).

1817 - Os naturalistas alemães Spix e Martius passaram por TAUBATÉ, ocasião em que Thomas Ender pintou uma aquarela do Convento de Santa Clara, cujo original encontra-se na Pinacoteca de Viena. Naquele mesmo ano, era criada a Vara de Juiz de Fora, para ações cíveis, criminais e de órfãos, em TAUBATÉ.

1821 - O pintor francês Armand Julien Palliere, de passagem por TAUBATÉ, desenhou uma planta da vila - a primeira de que se tem conhecimento­ destacando a igreja matriz, a capela de N. Sra. do Pilar, o Convento de Santa Clara, o largo do Rosário e a cadeia pública, além de situar o tanque (atual Mercado Municipal) e identificar as ruas existentes, por seus nomes da época. O original desta planta encontra-se no I. E. B. (Instituto de Estudos Brasileiros) da Universidade de São Paulo.

1822 - TAUBATÉ tornou-se cabeça de Distrito eleitoral, por decisão da Assembléia Constituinte e Legislativa, convocada a 3 de julho, pelo Ministro José Bonifácio. Nesse mesmo ano, o Príncipe Regente, D. Pedro de Alcântara, em viagem a São Paulo e Santos, pernoitou em TAUBATÉ , de 21 para 22 de agosto, recebendo o apoio dos taubateanos, oito dos quais integraram-se à sua comitiva, estando presentes no momento da Proclamação da Independência do Brasil. Ainda nesse mesmo ano, o naturalista ftancês August de Saint-Hillaire, de passagem por TAUBATÉ, fez algumas anotações de suas impressões locais, que, posteriormente, incluiu em sua obra "Segunda Viagem a São Paulo e Quadro Histórico da Província de São Paulo", de 1830.

1827 - O artista francês, Jean Baptiste Debret, visitou TAUBATÉ, realizando uma aquarela que retrata a vila. O original de seu trabalho pertence ao acervo da Fundação Castro Maia (RJ). Naquele mesmo ano, um outro francês, o naturalista Alcides Dessalines, a serviço do Museu de História Natural de Paris, visitou TAUBATÉ, registrando suas impressões, que constam de sua obra "Viagem Pitoresca às Duas Américas": "... a cidade (sic) domina a planicie, onde se notam pequenas matas dispersas. Destaca-se à direita da estrada, o convento dos franciscanos, uma bela aléa de palmeiras em frente..."

1832 - Pela Lei de 29 de dezembro, o Código Criminal do Império, em seu artigo 3Q, determinou a criação da Comarca de TAUBATÉ.

1833 - Por Ato do Presidente da Província de São Paulo, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, em Conselho datado de 23 de fevereiro, TAUBATÉ passou a ser "Cabeça de Comarca", em cumprimento da Lei Geral de 29 de dezembro do ano anterior.

1838 - O Marechal Daniel Pedro Müller publicou o "Ensaio d'un Quadro Estatístico de Província de São Paulo" - primeiro livro impresso em São Paulo - onde TAUBATÉ aparece entre as localidades de maior população na Província, com 11.833 habitantes.

1842 - Por Lei promulgada a 5 de fevereiro pelo Barão de Monte Alegre, Governador da Província de São Paulo, TAUBATÉ tornou-se cidade, sendo a primeira vila no Vale do Paraíba a conquistar esta condição. Nesse mesmo ano, TAUBATÉ envolveu-se nas Revoltas Liberais, ao lado de outras vilas valeparaibanas, tendo ocorrido manifestações nas ruas da cidade entre 25 e 26 de maio e novamente a II de junho. A 13 de junho do mesmo ano, o Barão de Caxias chegou a TAUBATÉ em missão de "pacificação". Ainda nesse mesmo ano, a 17 de setembro, um violento incêndio destruiu grande parte do Convento de Santa Clara.

1843 - O pintor primitivista Miguel Benício Outra, natural de Itu, visitou TAUBATE, registrando em aquarela, o Convento de Santa Clara e parte da cidade.

1845 - Comemorou-se em TAUBATÉ, o 11 Centenário de elevação à categoria de vila.

1846 - A 12 de janeiro, a Câmara de TAUBATÉ completou seu segundo centenário.

Nesse mesmo ano, TAUBATÉ recebeu a visita de D. Pedro 11.

1847 - A Assembléia Legislativa da Província de São Paulo, criou em TAUBATÉ um Liceu Público, com funcionamento até 1852, às custas do governo provincial, funcionando no Convento de Santa Clara.

1860 - Em viagem pelo Vale do Paraíba, o escritor e jornalista português, Augusto Emílio Zaluar, passou por TAUBATÉ, anotando algumas observações locais, que seriam utilizadas na obra "Peregrinação pela Província de São Paulo" de sua autoria: "00. Taubaté é uma cidade grande, populosa, ativa (..) é a cidade de maiores proporções e de mais movimento que até agora temos visitado na Província de São Paulo".

1861 - Surgiu o primeiro jornal de TAUBATÉ, o "Taubateense", com tiragem semanal, circulou até 1863, tendo como redator Antonio Gomes de Araujo; seu primeiro exemplar circulou na 5a. feira, 29 de agosto.

1862 - O educador dinamarquês, Edmund Morewood, radicado em TAUBATÉ, fundou nesta cidade, o Colégio São João Evangelista.

1864 - Tiveram início as atividades do Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, instituição que antecedeu o Hospital Santa Isabel.

1865 - A Câmara de TAUBATÉ mobilizou a população local para prestar auxílio, tanto pecuniário, quanto voluntário, ao governo imperial, na Guerra do Paraguai.

1867 - A população de TAUBATÉ levantou fundos, através de subscrições, em auxílio ao governo imperial, na Guerra do Paraguai.

1868 - TAUBATÉ recebeu a visita dos Condes D'Eu, Gastão e Isabel.

1874 - Um grave surto de varíola assolou TAUBATÉ e cidades vizinhas.

1876 - Foi inaugurada a estação ferroviária de TAUBATÉ, pertencente à Cia. de Estrada de Ferro São Paulo e Rio de Janeiro, que precedeu a Estrada de Ferro Central do Brasil (atual Rede Ferroviária Federal S/A). Naquele mesmo ano, iniciava-se a construção do Teatro São João, no Largo da Princesa Imperial (atual Praça Dr. Monteiro).

http://www.taubate.sp.gov.br/estage/historia2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário