terça-feira, 10 de março de 2009

Resumo Histórico do Município de Taubaté parte 3

Apresentação de slids da cidade de Taubaté

1877 - O Dr. Francisco de Paula Toledo, advogado, vereador e deputado taubateano, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, publicou sua "História do Município de Taubaté", primeira publicação de que se tem notícia, sobre, a História local.

1878 - Inaugurado o Teatro São João. Nesse mesmo ano, era também inaugurada a Cia. de Navegação a Vapor do Alto Paraíba, com percurso regular, para o transporte de passageiros e cargas, entre Cachoeira Paulista e Quiririm.

Ainda nesse ano, era inaugurada a linha de bondes a vapor entre TAUBATÉ e Tremembé. Também nesse mesmo ano, a 2 de novembro, TAUBATÉ recebeu a visita do Imperador D. Pedro II.

1879 - Iniciam-se as atividades do Colégio N. Sm do Bom Conselho, criado em TAUBATÉ, por iniciativa de D. José Pereira da Silva Barros, passando a administração escolar a eargo das irmãs de São José.

1881 - Instalou-se em TAUBATÉ, o serviço de abastecimento de água, sob a responsabilidade do engenheiro Fernando de Mattos. Nesse mcsmo ano, instalou-se em TAUBATÉ a Companhia de Bondes Urbanos de tração animal, de propriedade de João Mourão e Cia.

1882 - Nasceu em TAUBATÉ, a 18 de abril, o escritor José Bento Monteiro Lobato, que, pela repercussão alcançada através de sua obra literária, viria a se tornar o mais ilustre taubateano.

1883 - Começou a funcionar o Gasômetro de TAUBATÉ (C ia. de Gás e Óleos Minerais) para a refmação do xisto betuminoso, matéria-prima extraída das jazidas de Tremembé, da qual se retirava o gás utilizado para a iluminação das ruas de TAUBATÉ.

1884 - Inaugurado em TAUBATÉ, o serviço de iluminação a gás, fornecido pela Cia. de Gás e Óleos Minerais, através de cento e sessenta e nove lampiões, espalhados pelas principais ruas da cidade.

1887 - Em Projeto de Lei apresentado ao Senado, a 5 de outubro, para a criação da Província do Rio Sapucaí, TAUBATÉ, por sua importância sócio­econômica, foi indicada para ser a capital da nova Província.

1888 - A 4 de março, a Câmara Municipal declarou extinta a escravidão em TAUBATÉ, libertando todos os 2.568 escravos do município, antecipando­se em mais de dois meses à Lei Áurea, sendo um dos poucos municípios brasileiros a fazer essa concessão. Nesse mesmo ano, foi ampliado o serviço de abastecimento de água da cidade. Ainda nesse mesmo ano, a pedido do Imperador D. Pedro 11, foi fundado em TAUBATÉ , o Instituto de Agricultura, Artes e Oficios.

1889 - Teve início a construção da Estrada de Ferro TAUBATÉ-Ubatuba, cujas obras, já bastante adiantadas, foram paralisadas definitivamente, por razões políticas e econômicas.

1890 - A 16 de agosto, foi fundado o Núcleo Colonial Agrícola de Quiririm.

1891 - A 4 de maio, tiveram início as atividades daquela que seria a indústria pioneira no Vale do Paraíba, a C. T. I. (Companhia TAUBATÉ Industrial) com sua primeira diretoria organizada pelo empresário Félix Guisard, composta pelos senhores Waldemar Bertelsen (Diretor Comercial) e Rodrigo Nazareth de Souza Reis (Diretor-Presidente).

1893 - Instalação da Empresa Telefônica de TAUBATÉ, de propriedade da firma Barbosa & Barbosa.

1895 - A IQ de dezembro, foi fundada em TAUBATÉ, a Associação Artística e Literária, pelo Df. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, reunindo diversos grupos para produções culturais em diferentes áreas.

1897 - Foi inaugurado o Hipódromo Taubateense.

1899 - Foi editado por Coelho de Carvalho, o Almanaque Ilustrado do Diário de TAUBATÉ.

1900 - TAUBATÉ produziu 600.588 arrobas de café, peso equivalente a 53.236.720,908 Kg ., considerada a maior produção da região, passando a liderar a produção cafeeira no Vale do Paraíba. Nesse mesmo ano, T AUBATÉ era a cidade mais populosa da região, com 36.723 habitantes.

1902 - A 7 de setembro, foi inaugurada a primeira escola pública de TAUBATÉ, construída no mesmo local da antiga Câmara e Cadeia - esquina das ruas Marquês do Herval e São José (atuais Dr. Pedro Costa e Anízio Ortiz . o Monteiro). E a atual Escola Estadual de 1- Grau "Dr. Lopes Chaves". Seu projeto de construção foi fiscalizado por Euclides da Cunha. Nesse mesmo ano, era fundada a Associação dos Empregados no Comércio de TAUBATÉ.

1903 - Inaugurou-se a sede da Associação Artística e Literária, à Rua Visconde do Rio Branco, no mesmo prédio onde atualmente funcionam os Departamentos de História, Letras e Pedagogia, da Universidade de TAUBATÉ.

1905 - Rabello & Cia. editaram um Almanaque Ilustrado de TAUBATÉ.

1906 - Realizou-se em TAUBATÉ, a 26 de fevereiro o "Convênio de Taubaté", reunindo os governantes dos três maiores produtores de café do país: Jorge Tibiriçá (SP), Francisco Salles (MG) e Nilo Peçanha (RJ).

1908 - A 15 de janeiro, tomou posse o primeiro Prefeito Municipal de TAUBATÉ, Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, para um mandato de sete anos. Nesse mesmo ano, a 7 de junho, foi criado o Bispado de TAUBATÉ, pelo Papa Pio X, através da bula "Dioecesium Nimiam Amplitudinem". Ainda nesse mesmo ano, Taubaté e cidades vizinhas foram assoladas por um surto de varíola.

1909 - A 29 de abril, foi nomeado o primeiro bispo de TAUBATÉ, D. Epaminondas Nunes de Ávila e Silva.

1910 - A 20 de fevereiro, foi inaugurado o Seminário Episcopal de TAUBATÉ e o Colégio Diocesano "Santo Antonio", ambos criados por D. Epaminondas, primeiro bispo de TAUBA TÉ.

1912 - Pela Lei n2 1343, de 17 de dezembro, foi fundado o 52 Batalhão da Polícia Militar de TAUBATÉ.

http://www.taubate.sp.gov.br/estage/historia3.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário